Artes: Cinema, Dança, TV, Poesia, Música e a Vida

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Folksonomia

A folksnomia é uma maneira de catalogar informações. Esta expressão foi criada por Thomas Vander Wal. É semelhante à taxonomia, mas inclui o prefixo folks, palavra da língua inglesa que significa pessoas.
Enquanto na taxonomia clássica primeiro são definidas as categorias do índice para depois encaixar as informações numa delas (e em apenas uma), a folksonomia permite a cada usuário da informação a classificar com uma ou mais palavras-chaves, conhecidas como tags.
Por meio das tags, o usuário pode então recuperar as informações e compartilhá-las om outros usuários. Pode visualizar as tags de outros usuários, assim como identificar o grau de popularidade de cada
tag no sistema, e ter acesso a informações relacionadas.
O primeiro site a usar folskonomia foi o
del.icio.us e, em seguida, o flickr e o youTube - três sucessos da Web 2.0.


(O del.icio.us é o nome de um site que foi desenvolvido por Joshua Schachter, que mantém também o Memepool e entrou no ar no final de 2003.
Ele oferece um serviço on-line que permite que os usuários adicionem e pesquisem bookmarks sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de procuras para encontrar o que se quiser na web ele é uma ferramenta para arquivar e catalogar os sites preferidos dos usuários para que se possa acede-los de qualquer lugar).



Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Folksonomia
http://www.revolucao.etc.br/archives/folksonomia-e-a-maneira-com-que-nos-colocamos-ordem-nas-coisas/
http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=141582