Artes: Cinema, Dança, TV, Poesia, Música e a Vida

quarta-feira, outubro 18, 2006

e agora...Português ou Espanhol??

Quase metade dos espanhóis (45,7%) querem a união entre Portugal e Espanha, com a maioria a defender que o novo país deve chamar-se Espanha, ter Madrid como capital e manter o regime monárquico.

A sondagem, realizada pela Ipsos para a revista Tiempo, refere que o apoio à união dos dois países é particularmente elevado entre os mais jovens, dos 1 8 aos 24 anos (50,8%).

Entre os apoiantes da fusão, 43,4% dizem que o novo Estado deve chamar-se Espanha, contra 39,4 que favorecem a opção de "Ibéria", e apenas 3,3% querem ver Lisboa como a capital do novo Estado, contra 80% que querem Madrid.

Cerca de metade dos eleitores defendem que o novo Estado deve manter-se com o regime monárquico, que vigora em Espanha, contra 30,2% que defendem a República.

A sondagem surge semanas depois de o semanário português Sol ter revelado uma sondagem que indicava que 28% dos portugueses favorecem a união com Espanha.

Para ilustrar a sondagem, a revista Tiempo visita as aldeias vizinhas de Rionor de Bragança, em Portugal, e Rihinor de Castela, em Espanha, localidades onde a única divisão evidente é o rio que as separa.

Contudo 28% dos portugueses acham que Portugal e Espanha deveriam ser um só país. E, destes, uma boa parte não se importava que a capital fosse Madrid e o chefe do Estado Juan Carlos.

Porque é que dizemos que sim a tudo? Será que isto irá para a frente?

Deixem aqui a vossa opinião...=)